Os cultivos transgênicos são um dos maiores avanços tecnológicos da agricultura nas últimas décadas, especialmente com a inserção de genes que permitem às plantas produzir proteínas inseticidas, combatendo pragas que prejudicam as lavouras.
No Brasil, a introdução dessa tecnologia ocorreu em 2005, com a aprovação e lançamento de uma variedade de algodão, seguida pelo milho resistente a insetos em 2007 e a soja em 2010. Em virtude de sua eficiência, houve intensa adesão dos agricultores à tecnologia e, atualmente, é um dos principais países a utilizar esses cultivos. Veja o histórico de aprovação de eventos de soja, milho e algodão resistentes a insetos no Brasil até o ano de 2018.
O sucesso dessa tecnologia se deve a diversos fatores, como o controle eficiente de pragas, a maior segurança para o agricultor, a redução do risco produtivo, a redução do uso de inseticidas e a maior simplificação e flexibilidade no manejo das culturas. A combinação desses fatores pode, ainda, proporcionar vantagens em termos de produtividade e de margem para o produtor, com potencial de impactar positivamente os demais setores da economia.
Para mais informações, acesse nosso site!
Comments